Hoje vamos falar de gasolina, mas precisamente de gasolina Premium,
que no Brasil é encontrada com o nome de Podium, vendido somente pelos postos
BR (Petrobras). Quais são suas vantagens? Será que compensa seu investimento?
Quais benefícios ao usar este combustível? Essas e outras perguntas aqui no
Carro & Mania.
Para começarmos vamos entender as diferenças entre os tipos de combustíveis vendidos no Brasil:
Gasolina Comum Tipo C
É a gasolina encontrada em todos os postos, sua octanagem é
87, recebe 27% de álcool anidro em sua composição conforme legislação vigente, não
recebe nenhum tipo de corante e aditivo, pode possuir cor levemente alaranjada
devido ao corante presente no álcool anidro. Possui o teor de enxofre 50 ppm (partículas
por milhão). Toda gasolina comum vendida no Brasil é fornecida somente pela
Petrobrás. Preço médio em São Paulo é de R$ 3,00 até R$3,20
Gasolina Aditivada
É a gasolina comum tipo C adicionado de aditivos detergentes
que ajudam a limpar todo sistema de injeção do carro. Também possui 27% de álcool
anidro em sua formula e também é fornecida pela Petrobras, porém cada posto é
livre para colocar o seu aditivo. Em cada rede recebe um nome diferente como:
Grid (Petrobras), V-Power (Shell), Original Aditivada (Ipiranga), entre outros.
Algumas redes de postos podem colocar corante em sua formulação de aditivo,
como por exemplo a Grid da Petrobras que tem a coloração verde. Preço médio em
São Paulo é de R$3,10 a R$3,30.
Etanol
É o álcool hidratado ou em outras palavras álcool misturado
com água, vendido nos postos como etanol combustível. O teor alcoólico do
etanol hidratado estipulado pelo ANP precisa ser entre 95,1 e 96 º INPM,
(unidade de medida equivalente à porcentagem de álcool na mistura). Não possuem
corantes, sua cor final é transparente e incolor. Sua octanagem é de 110.
Diferente dos combustíveis de originada de petróleo, o etanol não é fornecido
exclusivamente pela Petrobras, cada rede de postos pode adquirir o etanol de
diferentes produtores. Preço médio em São Paulo R$1,90 a R$2,10.
Álcool
anidro
O álcool anidro, também conhecido por álcool absoluto, é
aquele que é quase puro, possui no máximo 0,4% de água. Misturado a
gasolina comum é diferente do etanol que pode possuir até 4,9% de água. Possui
cor alaranjada devido a corantes adicionados em sua mistura para diferenciá-lo do
álcool hidratado. Não é vendido como combustível em postos.
Gasolina
Premium
No Brasil vendido somente nos postos Petrobras como gasolina
Podium, sua octanagem é de 95, ao contrario de que muitos pensam a gasolina premium
não é pura, e possui 25% de álcool anidro em sua composição. Seu teor de
enxofre 30 ppm (partículas por milhão). A gasolina podium já possui em sua
formula ativos detergentes como na gasolina aditivada. O preço médio em São
Paulo é de R$ 3,80 a R$4,10.
Com a adoção dos motores Flex no Brasil, as montadoras
tiveram que adaptar seus motores para queimar tanto gasolina como etanol, e
como foi essa adaptação? Simples, resumindo as montadoras constroem propulsores
movidos a etanol aumentando sua taxa de compreensão, e adaptam o mesmo motor
para queimar gasolina.
Para a gasolina Podium surgir efeito em potencia, o motor
precisa ter taxa de compreensão a partir 10:1, onde sua queima será completa.
Não entraremos em mais especificações técnicas para não alongar a matéria.
Agora que conhecemos cada tipo de combustível vamos entender
se a gasolina Podium realmente compensa o seu preço.
Avaliação
Para avaliação da gasolina Podium dessa matéria, utilizamos
dois veículos que possuem taxas de compreensão superiores a 10:1, o primeiro é
o Fiat Palio Attractive 1.0 8v Fire Evo que tem taxa de compreensão de 12,15:1,
e o segundo é o Fiat Punto Sporting 1.8 16v E-torq que tem taxa de compreensão
de 11,2:1. Ambos com o tanque na reserva foram completados com a gasolina Podium.
Com gasolina comum tipo C, o Fiat Punto demonstra certa
preguiça para desenvolver seus 130 cv abaixo dos dois mil RPM. Já com a gasolina
Podium, instantaneamente nota-se a diferença e o carro a baixo de dois mil RPM se
torna outro, muito mais confortável para se dirigir, se tem uma aceleração
uniforme e bom torque em baixa, coisa que o Punto peca em não possuir comando
de válvula variável. Acima de dois mil RPM não se nota diferença o carro permanece
o mesmo. Em relação ao consumo, obteve-se uma leve melhora, por conta de
acelerar menos em baixa rotação.
Já em relação ao Fiat Palio, seu rendimento foi surpreendentemente
melhor, o motor com 73 cv conseguiu empurrar seus 999 kg com maior leveza,
ficando mais elástico e trabalhando de forma uniforme em marcha lenta. O carro
ficou mais esperto e gostoso de dirigir, a sensação é que o carro emagreceu uns
100 kg. O consumo permaneceu o mesmo.
Conclusão
Em geral a gasolina Podium além de ter maior octanagem,
possui menor teor de enxofre e já é aditivada, o que ajuda a manter todo o
sistema de combustão do veículo limpo e preservar sua potencia original por
mais tempo.
Nossa opinião sobre a gasolina Podium é: sim cumpre o que a
Petrobras diz em sua propaganda, é um produto de melhor qualidade e se nota a
diferença logo no inicio, mas cada carro pode ter comportamentos diferentes com
essa gasolina, o que se nota é que quanto maior é a taxa de compreensão do
motor, melhor é seu desempenho.
Se você quer manter o motor do seu carro com uma saúde boa, usando gasolina de qualidade, e se seu orçamento permite a diferença de preço, recomendamos a gasolina Podium. Agora se seu objetivo é somente potencia e consumo, os resultados podem ser decepcionantes e não valer o investimento principalmente em motores com taxa de compreensão abaixo de 10:1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário