segunda-feira, 6 de abril de 2015

Especial: Gasolina Podium, saiba mais

Hoje vamos falar de gasolina, mas precisamente de gasolina Premium, que no Brasil é encontrada com o nome de Podium, vendido somente pelos postos BR (Petrobras). Quais são suas vantagens? Será que compensa seu investimento? Quais benefícios ao usar este combustível? Essas e outras perguntas aqui no Carro & Mania.



Para começarmos vamos entender as diferenças entre os tipos de combustíveis vendidos no Brasil:

Gasolina Comum Tipo C

É a gasolina encontrada em todos os postos, sua octanagem é 87, recebe 27% de álcool anidro em sua composição conforme legislação vigente, não recebe nenhum tipo de corante e aditivo, pode possuir cor levemente alaranjada devido ao corante presente no álcool anidro. Possui o teor de enxofre 50 ppm (partículas por milhão). Toda gasolina comum vendida no Brasil é fornecida somente pela Petrobrás. Preço médio em São Paulo é de R$ 3,00 até R$3,20



Gasolina Aditivada

É a gasolina comum tipo C adicionado de aditivos detergentes que ajudam a limpar todo sistema de injeção do carro. Também possui 27% de álcool anidro em sua formula e também é fornecida pela Petrobras, porém cada posto é livre para colocar o seu aditivo. Em cada rede recebe um nome diferente como: Grid (Petrobras), V-Power (Shell), Original Aditivada (Ipiranga), entre outros. Algumas redes de postos podem colocar corante em sua formulação de aditivo, como por exemplo a Grid da Petrobras que tem a coloração verde. Preço médio em São Paulo é de R$3,10 a R$3,30.



Etanol

É o álcool hidratado ou em outras palavras álcool misturado com água, vendido nos postos como etanol combustível. O teor alcoólico do etanol hidratado estipulado pelo ANP precisa ser entre 95,1 e 96 º INPM, (unidade de medida equivalente à porcentagem de álcool na mistura). Não possuem corantes, sua cor final é transparente e incolor. Sua octanagem é de 110. Diferente dos combustíveis de originada de petróleo, o etanol não é fornecido exclusivamente pela Petrobras, cada rede de postos pode adquirir o etanol de diferentes produtores. Preço médio em São Paulo R$1,90 a R$2,10.

Álcool anidro

O álcool anidro, também conhecido por álcool absoluto, é aquele que é quase puro, possui no máximo 0,4% de água. Misturado a gasolina comum é diferente do etanol que pode possuir até 4,9% de água. Possui cor alaranjada devido a corantes adicionados em sua mistura para diferenciá-lo do álcool hidratado. Não é vendido como combustível em postos.

Gasolina Premium

No Brasil vendido somente nos postos Petrobras como gasolina Podium, sua octanagem é de 95, ao contrario de que muitos pensam a gasolina premium não é pura, e possui 25% de álcool anidro em sua composição. Seu teor de enxofre 30 ppm (partículas por milhão). A gasolina podium já possui em sua formula ativos detergentes como na gasolina aditivada. O preço médio em São Paulo é de R$ 3,80 a R$4,10.



Com a adoção dos motores Flex no Brasil, as montadoras tiveram que adaptar seus motores para queimar tanto gasolina como etanol, e como foi essa adaptação? Simples, resumindo as montadoras constroem propulsores movidos a etanol aumentando sua taxa de compreensão, e adaptam o mesmo motor para queimar gasolina.
Para a gasolina Podium surgir efeito em potencia, o motor precisa ter taxa de compreensão a partir 10:1, onde sua queima será completa. Não entraremos em mais especificações técnicas para não alongar a matéria.
Agora que conhecemos cada tipo de combustível vamos entender se a gasolina Podium realmente compensa o seu preço.

Avaliação

Para avaliação da gasolina Podium dessa matéria, utilizamos dois veículos que possuem taxas de compreensão superiores a 10:1, o primeiro é o Fiat Palio Attractive 1.0 8v Fire Evo que tem taxa de compreensão de 12,15:1, e o segundo é o Fiat Punto Sporting 1.8 16v E-torq que tem taxa de compreensão de 11,2:1. Ambos com o tanque na reserva foram completados com a gasolina Podium.



Com gasolina comum tipo C, o Fiat Punto demonstra certa preguiça para desenvolver seus 130 cv abaixo dos dois mil RPM. Já com a gasolina Podium, instantaneamente nota-se a diferença e o carro a baixo de dois mil RPM se torna outro, muito mais confortável para se dirigir, se tem uma aceleração uniforme e bom torque em baixa, coisa que o Punto peca em não possuir comando de válvula variável. Acima de dois mil RPM não se nota diferença o carro permanece o mesmo. Em relação ao consumo, obteve-se uma leve melhora, por conta de acelerar menos em baixa rotação.

Já em relação ao Fiat Palio, seu rendimento foi surpreendentemente melhor, o motor com 73 cv conseguiu empurrar seus 999 kg com maior leveza, ficando mais elástico e trabalhando de forma uniforme em marcha lenta. O carro ficou mais esperto e gostoso de dirigir, a sensação é que o carro emagreceu uns 100 kg. O consumo permaneceu o mesmo.


Conclusão

Em geral a gasolina Podium além de ter maior octanagem, possui menor teor de enxofre e já é aditivada, o que ajuda a manter todo o sistema de combustão do veículo limpo e preservar sua potencia original por mais tempo.

Nossa opinião sobre a gasolina Podium é: sim cumpre o que a Petrobras diz em sua propaganda, é um produto de melhor qualidade e se nota a diferença logo no inicio, mas cada carro pode ter comportamentos diferentes com essa gasolina, o que se nota é que quanto maior é a taxa de compreensão do motor, melhor é seu desempenho.

Se você quer manter o motor do seu carro com uma saúde boa, usando gasolina de qualidade, e se seu orçamento permite a diferença de preço, recomendamos a gasolina Podium. Agora se seu objetivo é somente potencia e consumo, os resultados podem ser decepcionantes e não valer o investimento principalmente em motores com taxa de compreensão abaixo de 10:1.

Mas vale a pena a todos que gostam de carro e quer o seu melhor, por pelo menos uma vez testarem esse combustível e tirarem suas próprias conclusões. No nosso caso o resultado foi bastante satisfatório em ambos os carros.

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